Ética

No dia a dia vivemos os nossos valores com ética e honestidade. Acompanhe as nossas iniciativas de Compliance.

O Canal Confidencial da FS Bioenergia é forma de ampliar nosso comprometimento com a transparência, a ética e a integridade. É uma ferramenta de comunicação independente, confidencial e imparcial para o reporte de violações ou suspeita de descumprimento dos pontos descritos no nosso Código de Ética e está disponível a partes interessadas e funcionários da FS Bioenergia.

Como funciona

O Canal Confidencial pode ser utilizado por qualquer pessoa que se sinta negativamente afetada pela FS Bioenergia devido à violação do Código de Ética ou dos nossos valores, ou não teve seu problema solucionado pelos meios normais da empresa, como por exemplo, gestor direto, departamento de recursos humanos, departamento jurídico ou o departamento responsável pelo seu vínculo junto à FS Bioenergia.
Dentre as violações que podem ser reportadas, destacamos aquelas relacionadas a controles internos, normas, políticas, ética, meio ambiente, irregularidades contábeis e de relatórios gerenciais, além de assuntos de auditoria.

As denúncias podem ser feitas em português e inglês e, sempre que possível, devem conter dados suficientes que permitam a averiguação dos fatos relatados, por exemplo:

  1. Nome completo dos envolvidos (denunciado e vítima)
  2. Local do ocorrido
  3. Datas e horários
  4. Testemunhas
  5. Detalhamento dos fatos
  6. Empresas, departamentos ou áreas envolvidas
  7. Informação sobre documentos ou contratos relativos à infração
  8. Possíveis evidências documentais
  9. Outras informações adicionais

Canais de comunicação

Importante! Ao realizar uma denúncia, você receberá um número de protocolo. Anote esse número! Nós utilizamos a plataforma online do Canal Confidencial para nos comunicarmos com você e é por meio desse número que você terá acesso ao acompanhamento da sua denúncia ou poderá enviar informações adicionais.

Formulário eletrônico
Acesse o formulário:
https://canalconfidencial.com.br/fsbioenergia/

Telefone
As ligações são gratuitas e o atendimento é feito 24 horas por dia, 7 dias por semana.
0800 792 1013

Perguntas Frequentes

Por que a FS Bioenergia possui um Canal Confidencial?

A FS Bioenergia possui este Canal como forma de aprimoramento de seus valores éticos, constituído em linha com o Código de Ética, com os princípios de governança corporativa, com a legislação vigente no país e a lei anticorrupção americanada, a Foreign Corrupt Practices Act (FCPA).

Quem pode fazer uma denúncia?

Empregados, fornecedores e clientes da FS Bioenergia, além de membros da Diretoria Executiva, do Conselho de Administração e representantes da comunidade.

Só posso efetuar denúncias se tiver evidências concretas do ocorrido?

É muito importante que as denúncias sejam baseadas em fatos que ajudem na apuração. Na falta de evidências concretas podem ser utilizadas testemunhas que devem ser indicadas na denúncia. Caso as informações não sejam suficientes para a adequada apuração, serão solicitadas informações adicionais que devem ser fornecidas em até 20 dias pelo denunciante.

Só posso denunciar situações que ocorrem no momento ou posso denunciar casos passados?

Sim, você pode denunciar casos ocorridos no passado.

Como uma denúncia é tratada?

A Ouvidoria é a área delegada pelo Conselho de Administração para liderar as apurações das denúncias ou outros assuntos oriundos do Canal, bem como gerenciar o fluxo de informações junto ao Conselho de Administração. As denúncias são tratadas de acordo com um processo formal e conduzido pela equipe de Ouvidoria.

Como funciona a confidencialidade?

À todos os casos reportados são asseguradas a confidencialidade, independência, imparcialidade e isenção no tratamento, apuração e arquivamento das informações recebidas. Da mesma maneira, estão assegurados os direitos do remetente e das pessoas citadas, sendo vedado qualquer tipo de retaliação àqueles que de boa-fé utilizarem esse espaço, independentemente do resultado da apuração. Por esse motivo, essa ferramenta deve ser utilizada de forma consciente, dando credibilidade ao processo.

Caso a denúncia seja confirmada, que penalidade o denunciado pode sofrer?

Sempre que a denúncia é confirmada, ações corretivas são tomadas e podem envolver penalidades cuja severidade varia dependendo do tipo da denúncia e dos fatos relatados. As ações podem variar desde um simples comunicado aos superiores, aconselhamento com o RH, advertências formais, podendo chegar até a uma demissão.

Quanto tempo leva para a resposta da denúncia e quais são as informações disponibilizadas para o denunciante?

O princípio é atuar de maneira rápida e eficaz. Entretanto, o tempo necessário para a conclusão da apuração dependerá da complexidade da denúncia, sendo que a expectativa é de que seja apurada em até 45 dias.

É possível acompanhar os relatos?

Ao realizar o relato o denunciante recebe um número de protocolo que poderá ser utilizado para o encaminhamento de informações adicionais, ou ainda para a verificação do andamento e do resultado da investigação.

E se eu perder o número de protocolo?

Será necessário realizar outro registro.

Como o denunciante é comunicado do encerramento do caso e das penalidades e ações aplicadas ao denunciado?

Sendo a denúncia confirmada ou não, sempre que ela é encerrada o denunciante terá acesso a essa informação na página de acompanhamento das denúncias.
Como forma de respeitar o direito à privacidade de todos os envolvidos, às ações adotadas pela FS Bioenergia e as penalidades sofridas pelo denunciado, em geral, não são comunicadas ao denunciante.