Sobre nós

Junção entre as empresas Fiagril e Summit Agricultural Group, a FS Bioenergia foi criada para produzir etanol e coprodutos do milho na cidade de Lucas do Rio Verde. A planta está localizada no estado do Mato Grosso, o principal estado agrícola na região Centro-Oeste do Brasil. O Mato Grosso é também uns dos maiores produtores de milho, soja e pecuária no país. 

A Fiagril e o Summit Agricultural Group levam adiante uma longa história de produção agrícola, energia renovável e desenvolvimento do agronegócio.

+ Leia mais

Produtos

Em plena atividade, a FS Bioenergia irá produzir anualmente aproximadamente 210 milhões de litros de etanol, 90.000 toneladas do coproduto FS Ouro, 40.0000 toneladas do coproduto FS Úmido, 52.000 toneladas do coproduto FS Essential e 6.200 toneladas de óleo de milho, além de exportar 60.000 megawatts de eletricidade.

+ Leia mais

Estamos em busca de grandes pensadores, líderes, futuros líderes, pessoas engajadas pela mudança e que trabalham com paixão. 

Venha fazer parte da nossa equipe. Envie seu currículo para rh@fsbioenergia.com.br



  • Segurança, Saúde Ocupacional e Meio ambiente

    Cuidar do bem-estar de seus colaboradores, da comunidade no entorno da planta e do meio ambiente é uma responsabilidade que a FS Bioenergia renova diariamente. A partir da sua inauguração em agosto de 2017, trabalhamos com afinco na elaboração de processos de segurança e de projetos de sustentabilidade, bem como do reforço contínuo com treinamentos e capacitação de seus colaboradores, a FS Bioenergia faz a gestão integrada de Segurança, Saúde Ocupacional e Meio Ambiente (SSOMA).

    • Integridade

      Para alcançar e manter a excelência desejada em SSOMA, a FS Bioenergia desenvolveu o sistema integrado de Segurança, Saúde Ocupacional e Meio Ambiente. Por meio dele, reforçamos a nossa cultura rigorosa de prevenção de riscos com base na disciplina e no respeito aos processos e procedimentos de segurança estabelecidos.

    • Segurança

      Segurança é um valor fundamental para a FS Bioenergia e é um dos macro-objetivos de desenvolvimento sustentável mais importante para a empresa. Envolve a segurança do trabalho e de processos, o uso seguro de seus produtos e a sua geração de resíduos. O trabalho contínuo na área de Segurança traz excelentes resultados. Atualmente, a taxa de frequência de acidentes com e sem afastamento (considerando Integrantes e Parceiros) é de apenas 0,25 – o melhor resultado da nossa história. Já a taxa de frequência de acidentes com e sem afastamento da FS é de 0,14 considerando o primeiro ano de funcionamento.

    • Meio Ambiente

      A FS Bioenergia busca continuamente desenvolver soluções inovadoras que permitam manter a geração de efluentes e vinhaça zero, durante a produção dos coprodutos na indústria não geramos efluentes e vinhaça para a atmosfera, o diferencial é a reutilização no processo de produção industrial. Assim como o consumo de energia e de água. O processo de produção de etanol de milho gera zero litros de vinhaça, comparado ao etanol de cana de açúcar que gera 10 a 12 litros de vinhaça por litro produzido.

    • Resíduos

      A Parada Programada é uma das iniciativas para minimizar e dar a correta destinação de resíduos gerados na FS Bioenergia. Na parada, os equipamentos são abertos e limpos e são realizadas atividades de manutenção e organização de área, entre outros. Nesse período, as equipes trabalham para a remoção dos resíduos, reaproveitando no envio para centros de compostagem, reciclagem ou reutilização. Grande parte é direcionado através de parceria com pequenos produtores e prefeitura local, futuramente pode ser transformado em oportunidades de negócio. Para os não-reaproveitáveis, a empresa promove a destinação correta, atendendo às legislações ambientais da localidade em que está situada.

    • Água

      Presente em processos de extrema importância para a indústria, como aquecimento e resfriamento de máquinas e caldeiras, produção de vapor e energia termoelétrica, a água é fundamental na nossa cadeia de produção. Visando fortalecer o uso sustentável desse recurso, a FS Bioenergia possui o ciclo fechado que garante o reuso constante da água. Possuímos 3 lagoas de tratamento que recepciona a água dos sanitários e fazem tratamento correto em cada fase, após tratada esta água e analisada e destinada para uma lagoa de infiltração, cumprindo sempre as orientações e autorizações da SEMA. O volume poupado é equivalente ao consumo médio diário de água potável de uma cidade com até 10 mil habitantes.

    • Energia e mudanças climáticas

      A FS Bioenergia possui processos operacionais diferentes de qualquer outra usina de biocombustível no país. Em uma abordagem atribucional, a pegada de carbono do etanol de milho no Brasil é calculada em 18 e 25,5 g CO2eq/MJ (dois cenários distintos para a avaliação das emissões do milho). Esses valores representam uma redução de mais de 70% em comparação com a gasolina e são significativamente menores do que o etanol de milho produzido nos Estados Unidos (EUA). As principais razões são o uso de biomassa de eucalipto como fonte de energia e do milho segunda safra, que otimiza recursos na sua rotação com a soja. Já numa abordagem consequencial, a pegada de carbono é de 3,1 g CO2eq/MJ. A diferença é marcante devido ao tratamento dos coprodutos (bioeletricidade) e pelos efeitos diretos e indiretos de uso da terra. Os resultados permitem concluir que a tecnologia dominante na produção de etanol nos EUA obtém benefícios significativos quando adaptada às condições do território brasileiro. Preocupados com a originação responsável do eucalipto, a FS Bioenergia atua com o programa Fomento Florestal, cujo o objetivo é potencializar até 30.000 ha de floresta em áreas arenosas, consideradas degradadas para o plantio de soja ou milho, proporcionando ao produtor rural um investimento rentável através de contratos de compra garantida da madeira em pé.



FS Bioenergia nas redes sociais
© 2017 | Todos os direitos reservados